Uma das épocas mais esperadas do ano para os amantes de bons doces e, especialmente dos chocolates, é a Páscoa. Para o renomado empresário Juliano Luiz Casamalli, muito mais que uma data especial para estar ainda mais próximo da família e dos amigos mais próximos, a Páscoa é uma época muito importante para os negócios, sendo muito interessante entender sobre as movimentações do mercado nesse período.
Considerando que a Páscoa traz muitos ensinamentos importantes para os empreendedores e investidores das empresas do setor alimentício, aqui nesse artigo você poderá conferir algumas dessas lições e como você pode aplicar cada uma delas para aprimorar o desenvolvimento de sua própria empresa. Continue lendo para descobrir mais sobre esse tema:
Sobre a Páscoa
A Páscoa é um feriado de caráter religioso cristão que é celebrado todos os anos. Com o passar do tempo, essa celebração foi tomando outras formas e significados em todos os países do globo, ficando bem conhecida por ser uma data em que as pessoas são convidadas a presentear umas as outras com ovos de chocolate e outros doces, com o auxílio de uma figura bem característica: o coelhinho da Páscoa.
Aumento das vendas
Por ser uma data comemorativa e especial em todo o mundo em que as pessoas compram muito mais chocolates que o usual, a Páscoa é a época do ano em que as vendas desse setor de alimentos aumenta de maneira considerável. Por isso, Juliano Luiz Casamalli acredita que é o feriado ideal para aprender sobre sazonalidade e a importância de aprender sobre esse fenômeno sendo um empresário.
Complementar a renda
Uma das lições que a Páscoa oferece, além da importância de se estudar sobre a sazonalidade, é que encontrar maneiras de complementar a renda é sempre algo muito importante. Afinal, segundo Juliano Luiz Casamalli, muitas famílias fazem uma renda extra com a produção de ovos de Páscoa e chocolates para esse momento do ano.
Ideias criativas
Outra lição muito interessante que a Páscoa traz consigo é que às vezes vale mais a criatividade que oferecer o melhor produto do mercado. Isso significa que nem sempre compensa buscar diferenciar o seu produto pela qualidade, algo que irá aumentar o seu preço, mas sim adicionar elementos criativos em sua oferta. Algumas ideias são os coelhinhos de pelúcia, chocolates para lembrancinhas e doces mais em conta.
Páscoa: o momento certo para empreender
Em resumo, o empresário Juliano Luiz Casamalli acredita que não há uma época ideal para começar um novo empreendimento ou mudar a rota de seu negócio. Afinal, isso pode ser realizado em qualquer momento em que você estiver preparado. No entanto, aproveitar-se das oportunidades que o mercado oferece, especialmente durante as épocas comemorativas, pode ser uma ótima opção para o negócio ser um sucesso!