Mais um passo foi dado para a implantação do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) no Ceará. O Governo do Ceará, o Ministério da Defesa (MD), o Comando da Aeronáutica (COMAER), a Confederação Nacional da Indústria (CNI) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI – Ceará) assinaram, nesta terça-feira (04/06), o Acordo de Cooperação Técnica preparatório para a instalação de um Instituto de Ciência e Tecnologia (ICT) vinculado ao SENAI, dentro do campus cearense do ITA.
A partir de agora, os órgãos têm 60 dias para aprovarem o relatório final da implantação. Será realizado um plano diretor, que contemplará a implantação do Instituto e fomentará iniciativas voltadas ao ensino, à pesquisa e à inovação, contribuindo para o desenvolvimento da indústria na região. Atualmente, o Produto Interno Bruto (PIB) industrial do estado é de cerca de R$ 34 bilhões, o equivalente a 1,7% da indústria nacional, segundo o Portal da Indústria.
Mais Ciência, Inovação e Tecnologia para o ITA
O ICT vinculado ao SENAI tem o objetivo de promover pesquisas do interesse das indústrias da região, em assuntos relacionados com os cursos a serem implantados no campus do ITA no Ceará. A estrutura vai funcionar dentro do campus como estágio e extensão para os alunos. Por meio dos ICTs, existem, atualmente, mais de 1.300 projetos e pesquisas em desenvolvimento e entregues, atendendo às indústrias de todo o Brasil e do mundo.
Participaram do evento, o Ministro da Defesa, José Mucio Monteiro Filho; o Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Marcelo Kanitz Damasceno; o Governador do Ceará, Elmano de Freitas; membros do Alto Comando da Aeronáutica; o Comandante da Base Aérea de Fortaleza (BAFZ), Tenente-Coronel Aviador Leonardo Amorim de Oliveira, entre outras autoridades militares e civis.
O Ministro da Defesa afirmou que ter a educação como “carro-chefe” do desenvolvimento é um grande acerto do Ceará. “Hoje estamos colhendo frutos de uma semente que plantamos no início do ano. Tudo tem dado certo! Há muitos anos, os governos que se sucedem têm a meta de fazer do Ceará a capital da educação do Nordeste, e do País. E, por isso, o projeto de trazer o ITA para o Ceará segue forte”, disse.
O ITA, Instituição de ensino superior da Força Aérea Brasileira (FAB), é referência nacional e internacional em cursos de graduação e pós-graduação nas áreas da engenharia e tecnologia, com destaque para o setor aeroespacial.
Em suas palavras, o Comandante da Aeronáutica destacou a importância da parceria entre a indústria, o Instituto e o governo. “A indústria agora se coloca como mais um parceiro na criação do Centro de Inovação e Pesquisa Tecnológica no ITA, que faz com que, além da formação do aluno, que é a parte metódica, tenham conhecimento, também, com a industrialização, com a manufatura e com a inovação. Tenho certeza que hoje é um marco muito importante para consolidar a grande ideia que a Força Aérea teve de colocar a expansão do ITA aqui em Fortaleza”, destacou o Oficial-General.
O Coordenador do Acordo de Cooperação Técnica, Tenente-Brigadeiro do Ar Walcyr Josué de Castilho Araújo, falou sobre a parceria. “O ITA é baseado no que chamamos de ‘Tríplice Hélice’, que é a interação da indústria, academia e governo. Aquelas pesquisas desenvolvidas são pesquisas que têm resultados práticos. Nós desenvolvemos tecnologia que a indústria precisa e conseguimos, com essa união, a academia trabalhando para o país e o país trabalhando para a academia”, destacou o Tenente-Brigadeiro do ar Walcyr.
Novo ITA
O ITA Fortaleza será a primeira unidade do Instituto no Nordeste e a segunda do país. A primeira está sediada na cidade paulista de São José dos Campos (SP) e funciona desde 1950. O Ceará é destaque em aprovações do vestibular, sendo o estado com o maior número de alunos aprovados na Instituição, uma das motivações para a construção da segunda sede do ITA na Base Aérea de Fortaleza.
A estudante Soraia Lima, já se prepara para o vestibular da Instituição. “É uma alegria imensa saber que teremos um campus aqui e que não precisaremos sair de nossa casa para ir estudar em outro estado. Estou me preparando desde já para o vestibular para, quando chegar minha vez, passar de primeira!”, disse a estudante do segundo ano do Ensino Médio.
Para o Comandante da Base Aérea de Fortaleza, Tenente-Coronel Amorim é motivo de orgulho sediar tão importante Instituto. “Essa parceria entre governo do Ceará, indústria e Aeronáutica é de grande relevância para o desenvolvimento do estado e do país com todo esse viés tecnológico”, disse o Oficial.
Na ocasião, também foi entregue o Edital do Concurso de Admissão ao ITA – ano 2025, publicado no Diário Oficial da União no dia 29/05/2024, edital dos cursos que serão ministrados no Campus do ITA Fortaleza, em 2027
ITA
O Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) é uma instituição universitária pública ligada ao Comando da Aeronáutica (COMAER). Está localizado no Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA), na cidade paulista de São José dos Campos. Especializado nas áreas de ciência e tecnologia no Setor Aeroespacial, o ITA oferece cursos de graduação em Engenharia; pós-graduação stricto sensu em nível de Mestrado, Mestrado Profissional e Doutorado; e pós-graduação lato sensu de especialização e de extensão.
Criado em 1950, por inspiração do Marechal Casimiro Montenegro Filho e intensa cooperação internacional, o ITA é considerado um centro de referência no ensino de engenharia no Brasil.