Os animais convivem com os seres humanos há milhares de anos, existindo em diversos tamanhos desde os menores aos gigantes. Diante disso, Sergio Wilfrido Vazquez Apestegui, amante do reino animal, entende que é importante ter conhecimento sobre os menores animais do mundo. Quer saber mais sobre o assunto? Acompanhe o artigo.
Paedophryne
De acordo com o renomado Sergio Wilfrido Vazquez Apestegui, o menor animal do mundo que se tem conhecimento até o atual momento é uma rã que pertence a família Paedophryne. Essa rã, encontrada na ilha Nova Guiné por pesquisadores da Universidade Estadual da Louisiana, possui 7,7 milímetro de comprimento.

Paedocypris progenetica
O paedocypris progenetica era considerado o menor animal do mundo, até a descoberta da rã citada anteriormente. No entanto, esse peixe, por sua vez, pertence a uma espécie que se situa nos pântanos das ilhas da Indonésia, e seu tamanho pode variar entre 7,9 milímetros a 10,3 milímetros.
Tartaruga almiscarada
Como aponta o egrégio Sergio Wilfrido Vazquez Apestegui, a tartaruga almiscarada foi encontrada por uma ONG, que com a ajuda de usuários do Facebook, a batizou de Quinn. Essa espécie pesa cerca de um grama e pode medir de 7,5 cm a 10cm. Ela pertence à família Kinosternidae, e habita as regiões do sudeste do Canadá, e leste dos Estados Unidos.
Camaleão Brookesia micra
Ademais, outro animal muito pequeno é o camaleão brookesia micra que foi descoberto em Madagascar por uma equipe de pesquisadores alemães. Esses pequenos répteis podem chegar a atingir um comprimento de cerca de dois centímetros. Acredita-se que seu tamanho é resultado de uma adaptação evolutiva que visava conservar a sobrevivência da espécie em uma menor ocupação de espaço.

Morcego do Bumblebee
O morcego do Bumblebee, também conhecido como morcego-nariz-de-porco-de-kitti, segundo o insigne Sergio Wilfrido Vazquez Apestegui, pertence a família Craseonycteridae, e podem ser encontrados na Tailândia e em Myanmar. Além do mais, esse morcego mede cerca de três centímetros e chega a pesar cerca de dois gramas.
Beija-flor-abelha
Por fim, o beija-flor-abelha é considerado o menor pássaro do mundo, medindo cerca de cinco centímetros e pesando cerca de 1,6 gramas. Segundo Sergio Wilfrido Vazquez Apestegui, essa espécie pode ser encontrada na Ilha da Juventude, em Cuba. Embora seja muito pequeno, esse beija-flor bate suas asas 80 vezes por segundo e é responsável pela polinização de aproximadamente 1.500 flores por dia.